Fórum de Marketing Digital para a Indústria de Alimentos e Bebidas
10h00 – Abertura do evento
Ana Paula Teixeira, Diretora de Conteúdo, Celta Seminários

10h15 – Plenária de Abertura:
Do OFFLINE para o ONLINE – O Mundo é DIGITAL
Fazer o marketing somente offline já não é mais uma opção. O mundo mudou e a visão da atuação do gestor do marketing também precisa mudar. Saiba como caminhar para uma gestão online mais eficiente.

  • Andrea Köhler, Gerente Executiva de Marketing, The Fini Company
  • Ana Paula Krainer, Marketing, Coca-Cola
  • Rafael Guaranha, Content Studio Manager, Nestlé
  • Bianca Laufer, Fundadora, Greenpeople

11h15 – Futuro: Saiba como será a Indústria de Alimentos e o Marketing

  • Cynthia Antonnacio, CEO, Equibrium Latam

11h40 – Engajamento nas Redes Sociais: Como aumentar o engajamento e a percepção do cliente com a marca

  • Joanne Fiuza, Gerente de Marketing Digital e Ecommerce, Verdecampo
  • Gabriela Alves, Gerente de Marketing Digital, Pepsico
  • Cauê Sanchez, Gerente de Marketing, Cacau Show

12h30 – Almoço


13h30 – Influenciadores Digitais – Saiba como e porque apostar nesta estratégia

  • Carolina Godoy, Diretora, BHB
  • Alice Alcantara, Gerente de Marketing, Ambev – Budweiser
  • Maria Gandini, Gerente de Marketing Digital, Danone

14h30 – Marketing Afetivo: Saiba como inserir afetividade na internet e como tocar sensitivamente seu consumidor.

  • Luis Gomes, Gerente Executivo de Marketing, Bauducco
  • Andreia Fukuda de Freitas, Gerente de Marketing, J.Macedo
  • Mariana Mendel, Gerente de Produtos, Cargill

15h10 – ROI em Marketing Digital: Como avaliar e apresentar os resultados à companhia.

  • Francini Maurici, Liderança Estratégica e SEO, Híbrido

16h00 – Evento Continua nas Salas Interativas – NOVIDADE!

SALAS INTERATIVAS: Conexão entre Pessoas e Empresas.

16h00 às 17h00
Sala 1 – Engajamento
Facilitador: Jean Pontara | J. Pontara Consultoria

Sala 2 – Marketing Afetivo
Facilitadora: Heloísa Guarita | RG Nutri

17h00 às 18h00

Sala 3 – Influenciadores
Facilitadora: Renata Cohen | Self Employed

Sala 4 – Videos: IGTV, Lives, Stories e Reels
Facilitador: Paulo Mezzalira | Marketing Chef


16h00 – Liberação dos Cases Gravados

Case 1: Case Sprite “Pelados& Refrescados”: Como fazer engajamento virar transação?

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Sprite é a marca líder do segmento de limão, referência da categoria, tem o propósito de promover um reset físico e mental na vida dos consumidores e abraça o verão como o seu grande momento. Porém, a estação mais quente, nesse ano, foi diferente, sem praias, sem ruas, sem aglomeração. E com isso, veio um grande desafio: como promover esse reset físico e mental fazendo com que os consumidores aproveitassem a estação mais queridinha, mas sem sair de casa e aumentando as transações da marca.

A resposta para isso? Ousadia e descontração através do movimento #Pelados&Refrescados, um convite para todos aproveitarem o verão dentro das suas casas, acompanhado de uma refrescante Sprite gelada do jeito mais natural possível. Para materializar esse movimento, a marca convidou para as redes sociais uma diversidade de macro e micro influenciadores, tanto no Twitter como Instagram, a compartilharem seus momentos #PeladoseRefrescados, além de uma esquete inusitada e cheia de irreverência com o Porta dos Fundos. Todo o plano de engajamento do consumidor foi acompanhando de ações de conversão de compra com parcerias com redes como Taco Bell, através de combos customizados, e ações nos canais de e-commerce no Grupo Pão de Açúcar.

#Pelados&Refrescados tornou-se o grande assunto nas redes sociais, colocando a marca e a hashtag de forma orgânica nos Trend Topics do Twitter, aumentou significativamente as transações da marca, além de Sprite ter sido considerada uma das 10 marcas mais criativas de 2020, segundo o Meio& Mensagem, mostrando que uma boa conversa, atrelada ao contexto, pode sim, ser traduzida em conversão.


Case 2: Case J. Macêdo – Dona Benta – Apoie uma Mãe

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Dona Benta é uma marca que sempre teve a delicadeza de saber se comunicar verdadeiramente com as mulheres. E para isso, nunca deixou de prestar atenção nas suas consumidoras e ouvi-las.

Com a chegada da pandemia, todo mundo teve sua rotina abruptamente alterada. Mas o fato é que pesou ainda mais para quem é mãe.

No Brasil, a equidade de gêneros ainda não é uma realidade, embora os avanços já são visíveis. No que tende ao cuidado com os filhos, apesar da participação aumentada dos pais, o trabalho ainda fica muito por conta das mães.  Em isolamento social, elas perderam todo o tipo de ajuda: secretárias do lar, avós, babás… E aqueles momentos de escape, como a ida das crianças à escola, à aula de natação e à casa do amigo, também deixaram de existir.

Com todo mundo em casa, além de dar conta do trabalho que confere a renda tão necessária no fim do mês, a mulher se viu obrigada a se multiplicar em mil, com o repentino home schooling, a faxina da casa, o cuidado com as roupas, a alimentação e os pequenos pedindo comida a cada 15 minutos e os momentos de diversão, tão necessários no desenvolvimento infantil. Que dureza enfrentar isso tudo sozinha!

Foi assim que nasceu o #ApoieUmaMãe, uma iniciativa da Dona Benta para desafogar essas mulheres, nem que seja aquela meia horinha tão necessária no dia.

Em parceria com artistas e influenciadores, foi criada uma série de conteúdos como contação de história, oficinas de música e teatro com o intuito de distrair a garotada para que as mães pudessem dar conta de um trabalho pendente, um call importante, terminar o feijão que ficou esquecido no fogão ou até mesmo descansar.

E para dar uma ajudinha no dia a dia tão corrido, demos uma série de dicas como cardápio semanal, truque do chef para variar com praticidade e variar a alimentação dos filhos, também pensando na economia tão necessária que o momento pedia.

Mas mãe sabe o quanto esse papel é difícil. Mais que isso, as mães se ajudam. E assim nasceu uma rede extensa e colaborativa, com o uso hashtag da campanha para difundir pequenos macetes que uma passava para muitas, fazendo uma grande diferença na vida de todas elas.


Case 3: Case Nestlé #Gentequefazbem

nestle_fazbemAlém da crise sanitária e dos problemas do sistema de saúde que afloram o Brasil, o coronavírus transforma a economia em um cenário aterrorizante. A taxa de desemprego no país subiu para 12.9% em meados de 2020, diversos lojistas tiveram que fechar suas portas e pequenos empreendedores encontram seus negócios em risco. O impacto nas periferias brasileiras é ainda mais agravante, já que este recorte da população vive em uma situação ainda mais vulnerável.

Em #GenteQueFazBem, as marcas atuantes abrem mão dos seus brand assets e usam suas redes sociais para gerar visibilidade e promover o trabalho de microempreendedores comunitários, transformando-os em criadores de conteúdo para as marcas da companhia.

Os microempreendedores mostram seu trabalho, são remunerados por isso e os fãs das marcas ganham a oportunidade de conhecer profissionais talentosos, ter aulas gratuitas e virtuais para praticar exercícios físicos em casa, aprender sobre autocuidado e skincare, proporcionar diversão e relaxamento para as crianças e descobrir como transformar a sala de casa em uma quadra de basquete.

Para encontrar os personagens dessa história, foi firmada uma parceria com três ONGs: o coletivo Das Pretas, o Instituto Afrolatinas e o grupo Bloco do Beco, que atuam nas periferias do Espírito Santo, Distrito Federal e São Paulo.


Case 4: Case Influenciadores LOWKO

WhatsApp Image 2021-04-19 at 18.11.11Influenciadores Orgânicos: Já pensou que LOWKO ter influenciadores que gerem engajamento espontâneo pra sua marca?
A Lowko é uma startup de sorvetes de baixa caloria e sem açúcar. Como toda startup, os recursos de marketing são muito limitados e a necessidade de divulgação para novos consumidores é alta. O jeito é aproveitar o que temos de mais inovador: nossa marca e produto.

Criamos uma estratégia de divulgação orgânica via micro-influenciadores que têm o perfil da marca, que falam com nosso público-alvo e que ainda estão construindo uma rede de seguidores e também precisam de marcas para apoiá-los nesse crescimento.

Investimos em embalagens diferentes e uma comunicação inusitada. Enviamos semanalmente kits para cerca de 100 micro-influenciadores que recebem, provam nosso produto e o promovem em suas redes. Tudo de forma orgânica e espontânea.

O que fazemos de diferente é medir o resultado dessas ações. Separamos os micro-influenciadores por clusters e registramos o sucesso das ações com eles via indicadores objetivos. Assim, conseguimos entender performance e garantir frequência naquilo que funciona melhor.  Utilizamos esse formato tanto nas regiões que já atuamos, quanto em novas regiões, promovendo as redes onde nossos produtos estão disponíveis. Esse é um formato simples e eficiente para aumentar a base de consumidores e também garantir um bom relacionamento e giro com nossos varejistas.



Case 5: Case Cargill | Elefante

Case Elefante: Viver junto rende mais
Nova embalagem de Extrato Elefante vira case de sucesso nas redes sociais

Layer 1 Elefante é uma marca tradicional, com um produto de alta qualidade que traz confiança e já faz parte da vida dos consumidores brasileiros há mais de 75 anos. Nos últimos anos, a marca passou por um processo de revitalização, relacionando tradição a modernidade tanto em seus aspectos visuais e de comunicação, quanto na atualização de sua embalagem.

Com esta nova embalagem, Elefante mantem sua tradição em qualidade, com a reconhecida receita de tomate, açúcar e sal, mas também priorizou as demandas de seus consumidores com uma embalagem mais prática, abre e fecha e, principalmente, reutilizável.

A nova embalagem contou com um plano de comunicação nacional. A campanha Elefante: viver junto rende mais! destacou nas nossas redes sociais as qualidades já reconhecidas do produto e as inúmeras possibilidades de reutilização da embalagem. Além de receitas e animações, a campanha contou com um tradicional jingle adaptado especialmente para este momento.

O sucesso da nova embalagem de Elefante foi tão grande que nossos consumidores passaram a enviar suas próprias ideias de reutilização da embalagem, gerando engajamento e muito mais afeto com marca. Além disso, organicamente, a nova embalagem viralizou nas redes sociais.

O sucesso da nova embalagem de Elefante é fruto da proximidade e reconhecimento das necessidades dos nossos consumidores. A marca conta hoje com praticamente 500 mil seguidores nas redes sociais, que interagem diariamente em nossas redes, comentam, curtem, compartilham nossos posts e enviam suas receitas. Hoje, Elefante é muito mais que um ingrediente culinário para nossos consumidores, é o parceiro para todos os momentos. Juntos rendemos muito mais pratos, momentos e histórias!

Sobre a Cargill
Os 155.000 funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar.
Combinamos 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

Sobre a Cargill Brasil
No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários.

PATROCÍNIO

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